PIB de MT cresce 12,9% em 2023 impulsionado por agropecuária, serviços e indústria
Fonte: Da Redação 16/11/2025 ás 09:06:06 688 visualizações

O crescimento de 12,9% no Produto Interno Bruto (PIB) em Mato Grosso que atingiu R$ 273 bilhões em 2023, foi impulsionada por três setores da economia: agropecuária, serviços e indústria. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Sistema de Contas Regionais.

Em termos de participação total, o setor de Serviços manteve a maior fatia da economia, respondendo por 51,5% do PIB de Mato Grosso. Dentro desse segmento, o comércio e reparação de veículos automotores foi o destaque, com 15,5% de participação. O setor de Serviços, junto às indústrias de transformação, também influenciou positivamente o crescimento.

O setor que teve a contribuição mais decisiva para o crescimento do PIB do estado foi a Agropecuária. Responsável por 33,6% da economia mato-grossense, o setor demonstrou a vocação do estado, especialmente no cultivo de soja. Apesar disso, em outro estudo do IBGE, divulgado nesta quinta-feira (13) a área a ser colhida de grãos em Mato Grosso em 2026 deve ser maior mas a produção deverá ser menor.

Já a Indústria representou 14,8% do total. As indústrias de transformação foram a principal atividade industrial, com um peso de 8,5% na economia estadual.

Entenda o PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em um país, estado ou município em um determinado período. Ele é o principal indicador para medir a atividade econômica e o crescimento de uma região.

A comparação do PIB per capita, ou seja, dividido pelo número de habitantes, oferece uma medida mais realista da riqueza gerada. Embora não reflita a distribuição de renda, é um indicador-chave da produtividade e do potencial econômico médio da população, permitindo comparações entre unidades da federação com populações muito diferentes.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias